Quando não é possível viajar no dia previsto, é necessário seguir alguns procedimentos para remarcar a passagem de ônibus e não ter prejuízo

Você se prepara para fazer uma viagem de ônibus e, principalmente se for a passeio, fica esperando que o dia do embarque chegue logo, não é mesmo? Mas, apesar do seu planejamento, imprevistos podem acontecer, exigindo que você viaje em um outro dia.

Nessa situação, será que é preciso se conformar com perder o dinheiro do bilhete? Ou é possível fazer a troca de passagem? Existe alguma legislação que protege o consumidor ou depende da política das companhias de transporte rodoviário?

Se você tem essas dúvidas, vai gostar do post que preparamos para você. A seguir, explicaremos se é possível fazer a troca do bilhete e como funciona esse procedimento na Saritur. Acompanhe!

É possível fazer a troca de passagem de ônibus?

Se, por qualquer motivo, você não conseguir viajar na data prevista, poderá fazer a troca de passagem de ônibus. É o que estabelece a Resolução nº 4282/2014, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

No caso da Saritur, por exemplo, o passageiro se dirige até o guichê da companhia onde adquiriu o bilhete e pode remarcar sem custo algum para o mesmo trecho, com outro dia e horário. As regras variam conforme a linha:

  • interestaduais — é preciso procurar o guichê com até 3 horas de antecedência do horário do embarque. Se o seu ônibus vai sair às 11h, por exemplo, você pode pedir a troca do bilhete até às 8h daquele dia;
  • intermunicipais — é preciso procurar o guichê com até 1 horas de antecedência do horário do embarque.

Não há custo na troca de passagem desde que não haja mudança do trecho escolhido ou do tipo de ônibus. Nessas situações, a companhia pode cobrar a diferença de valor.

Muita gente se questiona por que a remarcação deve ser feita em até 3 horas antes do embarque. Isso é estipulado pela ANTT para que as empresas tenham tempo hábil de fazer a ocupação do ônibus, evitando viajar com vários assentos vazios.

Mas atenção: a troca de passagem só poderá ser efetuada no próprio guichê da empresa, pois um bilhete é trocado por outro. Por isso, tenha atenção ao horário de funcionamento da companhia para não ter problemas.

Caso precise remarcar a passagem, mas ainda não saiba o dia e horário que conseguirá embarcar, ainda há solução: o bilhete de ônibus tem validade por um ano. No entanto, é preciso pagar uma taxa de 20% no valor da passagem.

Na Saritur, essa cobrança só incide no caso das passagens interestaduais. No caso das linhas intermunicipais, é preciso pagar apenas a diferença da tarifa, se houver.

Possibilidade de reembolso

Se qualquer problema impediu o consumidor de embarcar na data prevista na passagem e ele não tem previsão de quando fará essa viagem novamente, é possível fazer o pedido de reembolso do valor pago.

Entretanto, nesses casos, também é preciso se dirigir até o guichê com antecedência mínima de 3 horas da saída do ônibus. Além disso, a companhia de transporte pode cobrar uma taxa de 5% pela devolução do que foi pago.

Segundo a ANTT, o reembolso pode ocorrer em até 30 dias após o pedido. Na Saritur, se a passagem foi paga em dinheiro, o passageiro recebe o valor de volta em 30 dias. Se o pagamento foi efetuado via cartão, a empresa faz o estorno.

Se acontecer de o passageiro perder o ônibus, não poderá pedir o reembolso, pois já ocorreu o embarque. Ele poderá somente remarcar a passagem e terá a cobrança da taxa de 20% para linhas interestaduais nas situações que mencionamos acima.

Como realizar esse procedimento?

Para fazer a troca de passagem, a indicação é procurar o guichê da companhia, levando o bilhete (que tem valor de cupom fiscal) e o documento de identidade. Você pode pedir a outra pessoa que faça esse procedimento (desde que ela leve os documentos solicitados).

No caso do reembolso, é preciso preencher um formulário da empresa de ônibus, além de apresentar a passagem e um documento de identidade. Se a compra foi efetuada com cartão, a Saritur também pede que o cartão seja apresentado. Esse pedido pode ser realizado ainda por outra pessoa: basta que ela apresente os documentos pedidos pela empresa.

Se você adquiriu o bilhete da Saritur pela internet, mas ele ainda não foi emitido, é possível pedir o cancelamento pelo telefone 0800 039 88 46 em dias úteis e no horário comercial.

Passagens promocionais

As regras mudam para a troca de passagem e reembolso caso o consumidor tenha adquirido uma passagem promocional na Saritur. Nessa situação, somente ele é quem pode comparecer ao guichê para fazer a solicitação. Se houver a remarcação, também não é permitido passar o bilhete a um terceiro.

Por que é importante fazer um planejamento da viagem?

Se você pensa em viajar de ônibus, é importante fazer um planejamento para evitar que qualquer problema interfira na data e horário do embarque. Caso seja um passeio com um grupo de familiares e amigos, por exemplo, façam uma reunião e verifiquem qual seria o melhor dia para marcarem a passagem de ônibus.

Se, mesmo assim, não der para embarcar no dia previsto, lembre-se de remarcar a passagem com até 3 horas de antecedência ou solicite o cancelamento e reembolso.

Outras dicas

Para conseguir aproveitar ao máximo o seu destino, há outros pontos que também exigem planejamento:

  • na hora de escolher o período do ano para viajar, verifique como estará o clima, principalmente em locais mais frios ou muito chuvosos;
  • quanto à hospedagem, a recomendação é fazer as reservas com antecedência, inclusive para conseguir preços melhores;
  • antes de embarcar, separe todos os documentos necessários, principalmente das crianças;
  • consulte a companhia de ônibus sobre o tamanho das bagagens permitidas.

Caso surja algum problema antes de viajar, impedindo o embarque, não é preciso se desesperar. Você consegue fazer a troca de passagem para outra data ou até mesmo ter o valor pago de volta.

Em caso de dúvidas quanto a esses procedimentos, entre em contato com a companhia para que você não tenha prejuízos por esquecer algum documento, por exemplo.

E, já que falamos da importância do planejamento para viajar, confira algumas dicas imperdíveis de como cotar passagens de ônibus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *