Banhos em águas termais e terapêuticas, cultura, passeios naturais e muito história. Tudo isso você encontra no turismo em Araxá!

Para quem gosta de viajar e desbravar as cidades de Minas Gerais, o turismo em Araxá é a escolha certa. Isso porque a cidade, que é conhecida por “Cidade das Águas Medicinais” e “Cidade dos Doces”, tem muito a oferecer.

Além de toda a parte histórico-cultural, Araxá ainda é porta de entrada do Parque Nacional da Serra da Canastra e polo de turismo rural. Museus, memoriais, comidas típicas e passeios em meio a natureza são algumas das experiências possíveis para quem visita a região.

Quer saber mais? Então, continue com a gente e descubra as vantagens do turismo em Araxá. Vamos lá!

Afinal, por que visitar Araxá?

A cidade é repleta de personagens icônicos, como a famosa Dona Beja — que é símbolo de beleza e poder na região, além de inspiração para enredos de carnaval. Araxá é terra de artistas conhecidos — podemos citar o pintor e escultor Calmon Barreto — e oferece tratamentos terapêuticos com águas termais radioativas.

O acesso até o município pode ser feito de diversas maneiras, mas a principal é por meio do transporte terrestre. Partindo da rodoviária de Belo Horizonte, são 370 km de viagem por paisagens naturais mineiras. E, para quem gosta de viajar em grupos, uma boa opção é o fretamento de ônibus para viagem.

Quais são as melhores atrações para conhecer em Araxá?

1. Complexo do Barreiro

A 5 km do centro da cidade, há um complexo de águas termais e terapêuticas que é a principal atração turística da região. O Grande Hotel, luxuoso complexo e símbolo da importância da hotelaria, oferece tratamentos terapêuticos com água sulfurosa, acupuntura e banhos de lama.

As principais atrações são as Termas de Araxá, águas radioativas e sulfurosas que atraem turistas de todas as partes para terapias relaxantes, de estética e medicinais. Lá também é possível conhecer a Fonte Dona Beja, com duchas e cascatas termais.

2. Museu Calmon Barreto

O museu preserva o nome do artista local e multifuncional que pintava, esculpia e desenhava. Suas obras circularam o Brasil e podem ser encontradas em diversos locais, como no Rio de Janeiro, em seu Monumento aos Heróis da Laguna Dourada — algumas das esculturas são do artista. É também conhecido por ilustrações de livros, como a capa do famoso livro de Malba Tahan, “O Homem que Calculava”.

A história da cidade foi representada em suas diversas obras, em que contava as histórias antigas da cidade. Retratou, por exemplo, a chegada do Bandeirantes no século XVII e dos primeiros tropeiros da região.

3. Memorial de Araxá

Para os viajantes que querem conhecer mais a fundo a história da cidade, este memorial é parada obrigatória. No seu interior, está guardada a memória histórica e cultural da cidade. Por meio de seus objetos antigos, os turistas podem ver os pertences pessoais de personalidades da região.

Utensílios pessoais de uma das doceiras mais famosas da região, Dona Cecília, fazem parte da exposição. Se quiser saber mais sobre a personagem, aproveite para visitar a fábrica de doces que produz suas receitas e oferece deliciosas degustações.

4. Horizonte Perdido

Uma verdadeira obra de arte natural, o local é, também, pista de decolagem de paraglider e parapente, além de oferecer uma vista impressionante da região. O ponto turístico fica a 25 km do centro da cidade, perfeito para amantes da natureza e visitantes que querem desfrutar de trilhas ou apenas apreciar a paisagem.

Museus, doces típicos e muita natureza, incluindo suas águas terapêuticas, são ótimos motivos para visitar Araxá, concorda? Pela proximidade da capital mineira, é ideal para viagens de finais de semana e não requer grandes recursos, já que existem maneiras de economizar em uma viagem de ônibus.

Gostou das nossas dicas e quer ter acesso a mais informações sobre viagens? Então, continue no nosso blog e aproveite as nossas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *