Foi-se o tempo em que terceira idade era sinônimo de monotonia ou sedentarismo. Principalmente devido ao avanço da medicina, houve aumento da expectativa de vida dessa parcela da população, que hoje é, em média, de 75 anos. Além disso, essa etapa está cada vez mais associada à necessidade de bem-estar e de qualidade de vida.

O turismo na terceira idade tem, então, surgido como uma saída para aproveitar cada minuto, aprendendo ainda mais com novas experiências. Seja a passeio, por motivos religiosos ou mediante excursão, a verdade é que esse público está, sim, ativo. E com razão!

Quer entender mais sobre como essa atividade impacta no bem-estar? Continue lendo este post e descubra!

O turismo na terceira idade beneficia a saúde física

Diferentemente do que alguns podem pensar, o turismo na terceira idade é benéfico para a saúde física a partir do momento em que é um estímulo para manter a pessoa ativa.

Ainda que não sejam feitas longos trajetos a pé nesse tipo de viagem, ele possibilita curtas caminhadas que, em si, são ótimas para melhorar a circulação e a oxigenação do sangue.

Favorece a saúde mental

Quando se está preso a uma rotina monótona e sem novidades, a vida parece sem graça e pensamentos alegres podem dar lugar à tristeza e à baixa autoestima. Por isso, ser estimulado é muito importante para que a saúde mental não seja afetada.

Viajar na terceira idade, seja por vários dias ou por um fim de semana apenas, permite ter contato com a natureza e respirar ar puro. Além disso, convenhamos: uma bela paisagem pode ser um antidepressivo e tanto!

Exercita a memória

É comum que, com o passar dos anos, a memória seja afetada e se tenha menor capacidade de se lembrar de coisas simples. Porém, deixar de exercitar a mente faz com que essa perda se reverbere.

Nesse sentido, viajar para lugares em que já se esteve antes é uma maneira de resgatar recordações. Conhecer novos locais é ainda melhor: estimula que se guarde aquelas lembranças nem que seja para contar aos familiares posteriormente. E haja história para contar!

Estimula o convívio

Normalmente, o turismo na terceira idade se dá em excursões ou entre grupos de amigos. Trata-se de uma maneira encontrada para ter companhias e compartilhar as experiências, além de se apoiarem em eventuais necessidades.

Dessa maneira, viajar acompanhado é uma ótima forma de ter convívio com outras pessoas, conhecer diferentes pontos de vista, ser tolerante e fazer amizades. Afinal, é ainda mais feliz quem está cercado por pessoas queridas, não é mesmo?

Apesar do turismo ser uma ótima atividade para ser exercitada ao longo de toda a vida, o turismo na terceira idade, como mostramos neste post, tem suas vantagens! Por isso viaje sempre que puder, para assim ter uma vida sempre harmoniosa e repleta de novidades.

Por fim, uma ótima opção para esse tipo de turismo é o fretamento de ônibus! Essa é uma maneira segura, barata e prática, e sua única preocupação, então, será em aproveitar e se divertir ao máximo.

Quer saber mais sobre por que o fretamento precisa estar nos planos da sua próxima viagem? Confira em nosso outro post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *