Belo Horizonte é uma cidade rica em vários aspectos. A cultura, a arte, a gastronomia e as belezas naturais atraem turistas de todos os lugares. Por isso, viajar para Belo Horizonte é sempre uma excelente opção.

Neste artigo, vamos apresentar 7 atrações da cidade. Quer saber mais? Então continue a leitura para conferir!

1. Parques

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Localizado na região central de Belo Horizonte, o parque foi projetado no final do século XIX, sendo o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. O lugar dispõe de brinquedos, equipamentos de ginástica e pista de caminhada.

Parque Municipal das Mangabeiras

Arquitetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, está localizado ao pé da Serra do Curral. Sua área de 2,4 milhões de m² conserva 59 nascentes do Córrego da Serra. O parque conta com recantos naturais, pista de skate, quadras de peteca, tênis e poliesportivas, além de disponibilizar brinquedos e proporcionar atividades culturais.

2. Praças

Praça da Liberdade

Localizada no início da Avenida João Pinheiro, de frente para o Palácio da Liberdade, a praça se tornou um dos locais mais visitados da cidade e faz parte do dia a dia de muitos belo-horizontinos. Jardins, fontes e estátuas em mármore ornam o local.

Praça Sete de Setembro

A Praça Sete conserva imóveis valorosos para a história de Belo Horizonte. Entre eles estão o Banco da Lavoura (1946), o Cine Teatro Brasil (1932) e o prédio do Banco Mineiro da Produção, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1953.

3. Centros culturais

Circuito Cultural da Praça da Liberdade

O circuito é formado por diversos espaços culturais integrados. Entre eles, estão os museus: Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Espaço do Conhecimento UFMG, Memorial Minas Gerais Vale, MM Gerdau — Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Centro de Arte Popular Cemig.

Palácio das Artes

Maior centro de produção, formação e difusão cultural de Minas Gerais, o espaço tem salas para exposições artísticas, peças teatrais, apresentações de dança, exibição de filmes, lançamentos de livros, palestras e congressos.

4. Teatros

Teatro Francisco Nunes

O espaço fica no Parque Municipal e esteve fechado por muito tempo, mas foi reformado e é frequentemente palco de espetáculos e eventos importantes na cidade, como o Fórum Internacional de Dança (FID), Festival de Arte Negra (FAN), Festival Internacional de Teatro (FIT) e o Verão Arte Contemporânea (VAC).

Teatro SESIMINAS

Localizado no tradicional bairro Santa Efigênia, o teatro chama a atenção por sua moderna sala de espetáculos. O espaço conta com moderno equipamento de som e luz, telão retrátil e projetor.

5. Comércios

Mercado Central

Com mais de 400 lojas, é muito frequentado tanto por belo-horizontinos quanto por turistas e reúne comidas típicas, artesanato, cultura e tradição. Dentre os produtos mais procurados estão a cachaça da roça, a goiabada e o famoso queijo minas.

Feira de Arte e Artesanato da Avenida Afonso Pena

A Feira Hippie, como é conhecida, é realizada todos os domingos e tem diversos setores com opções de artes e artesanatos, comidas, roupas e sapatos, bijuterias e outros produtos diversos.

6. Igrejas e catedrais

Igreja São José

A igreja tem uma arquitetura eclética com influência neogótica. Fundada pela congregação dos redentoristas, é um dos mais significativos monumentos construídos em Belo Horizonte.

Basílica Nossa Senhora de Lourdes

No santuário há três imagens de Nossa Senhora de Lourdes: uma esculpida em gesso, com mais de 100 anos, uma em madeira, comumente transportada em procissões e coroações; e outra no altar-mor, que veio do Rio de Janeiro para determinar a consagração da igreja à categoria de basílica, realizada pelo Papa Pio XII em 1958.

7. Obras arquitetônicas

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Elaborado por Oscar Niemeyer, o conjunto é formado pela Casa do Baile, o antigo Cassino, o Iate clube e a Igreja de São Francisco, construções que são um marco autêntico na história brasileira e na arquitetura mundial.

Ficou com vontade de viajar para Belo Horizonte e conhecer esses lugares? Para isso, você pode contar com a Saritur! A empresa realiza trajetos entre diversas cidades até a capital mineira com conforto e segurança.

Gostou do texto? Então, aproveite a visita ao nosso blog e confira também quais são as principais cidades históricas de Minas Gerais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *