Não importa se você vai viajar sozinha para sua cidade natal ou descobrir os tesouros de Minas Gerais, uma coisa é certa: alguns cuidados para as viajantes solitárias são essenciais.

É quase uma aventura, não é mesmo? E dependendo do destino, isso é o que mais se deseja, como lindas cachoeiras, trilhas de bicicleta ou rapel em canyons mineiros.

Um tour para encontrar a família ou fazer um retiro espiritual também caem bem para quem está querendo ir para a estrada sozinha.

Então, se não faltam motivos e destinos, conheça e use estas 6 dicas incríveis para viajar sozinha em segurança e de forma organizada.

1. Escolha um local de hospedagem confiável

O primeiro cuidado começa ainda no planejamento: escolher em que lugar se hospedar.

Casas de parentes podem ser uma boa escolha pelo acolhimento carinhoso e confiança, mas a situação pode gerar algum incômodo, ou até mesmo limitar sua liberdade.

Hotéis, hostels e pousadas, por outro lado, são preparados para receber viajantes com diferentes hábitos e não vão se incomodar caso precise sair bem cedo pela manhã para um passeio agendado.

Mas atenção, busque referências e informações sobre como é o estabelecimento. Para hostels, verifique também a distribuição de quartos e se os armários têm trancas.

2. Mantenha seus documentos em local seguro

Documentos e bens pessoais de valor devem estar sempre em local seguro. Não é aconselhável viajar com muito dinheiro em espécie, o ideal é alternar com outras modalidades de pagamento, como cartões, por exemplo.

É possível adquirir bolsas impermeáveis e usá-las discretamente debaixo das roupas. Assim, até mesmo um mergulho na cachoeira pode ser feito sem riscos.

Uma dica extra muito importante é fazer cópias dos seus documentos, isso pode salvar em uma emergência.

3. Liste telefones de emergência e guarde com você

Além dos telefones tradicionais de emergência, como bombeiros e polícia, crie uma lista com:

  • números do local de hospedagem;
  • guias de turismo contratados;
  • familiares ou conhecidos na região; e
  • administrações de parques que queira visitar, por exemplo.

Aliás, ao viajar sozinha, é importante passar todos os detalhes da viagem para alguém de confiança. Faça contato com essa pessoa regularmente, inclusive, seja por mensagens ou ligações.

4. Registre seus passeios nas redes sociais

Outra forma de manter as pessoas informadas de que você está bem é postar diariamente fotos e relatos da sua viagem nas redes sociais.

Além de prazeroso, registrar tais momentos pode deixar parentes e amigos mais tranquilos sobre sua segurança e bem-estar.

5. Pesquise sobre o local antes de viajar sozinha

Saiba tudo sobre o local, afinal de contas, organização é tudo! Isso ajudará muito no planejamento do roteiro. Considere:

  • o que deseja fazer;
  • a localização da hospedagem
  • os meios de transportes mais seguros para chegar até a cidade e passear dentro dela;
  • qual horário o comércio e os pontos turísticos fecham;
  • comidas típicas e melhores restaurantes da região.

6. Viaje com uma mala compacta

Poucas roupas que combinam entre si, deixam a mala mais leve. Se quiser dar um toque de estilo, aposte nos acessórios como lenços, cintos e bijuterias.

Além de facilitar seu transporte, você perde menos tempo pensando em que roupa vestir no dia e também garante um espaço extra na bagagem para trazer quitandas e artesanatos mineiros no seu retorno!

A dica final é, curta muito cada momento, interaja com moradores locais, mas também aproveite para ser feliz só com você mesma. Viajar sozinha é, além de uma aventura, uma terapia de autoconhecimento.

Conhece alguma amiga que esteja precisando viajar para se autoconhecer? Então, compartilhe estas dicas nas suas redes sociais e marque-a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *