Muitas pessoas, quando pensam em visitar Minas Gerais, logo pensam nas comidas, não é mesmo? Afinal de contas, a culinária mineira é uma das mais reconhecidas do Brasil. Entretanto, o que muitos não sabem é que as belezas de Minas vão muito além da cozinha.

Conhecer as cidades históricas de Minas Gerais é como dar um mergulho na história do Brasil para conhecer de perto a arquitetura e o estilo de vida daquela época.

Se você está pretendendo viajar rumo a descobertas, continue lendo este artigo e veja algumas características das principais cidades históricas mineiras. Confira!

Ouro Preto

Ouro Preto é uma das principais referências sobre a história colonial mineira. As ruas de pedra contrastam de forma natural com as imponentes edificações ainda preservadas.

A cidade é repleta de museus e igrejas históricas, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, referência máxima do barroco brasileiro. Seus altares são integralmente cobertos por ouro e estima-se que foram usados mais de 400 kg do metal somente nessa igreja.

Para entender a história da cidade, uma visita imprescindível a se fazer é a do Museu da Inconfidência. Ele funciona no prédio onde antigamente funcionava a Casa de Câmara e Cadeia, localizado na Praça Tiradentes.

Ao todo, ele conta com 16 salas de exposições temáticas. Podemos destacar o Panteão da Inconfidência, que abriga os restos mortais de 16 inconfidentes mineiros. Além disso, você pode ver de perto relíquias de Tiradentes e a coleção de arte sacra do século XVIII.

Diamantina

Diamantina é uma pequena cidade mineira localizada no norte do estado, a cerca de 300 quilômetros da capital, Belo Horizonte.

A cidade natal de Juscelino Kubitschek, detentora do título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, esbanja charme e um clima tranquilo, permitindo que os turistas caminhem pelas ruas, visitem cachoeiras ou façam trilhas nos arredores da cidade.

Entre as atrações históricas estão a Casa de Chica da Silva, o Caminho dos Escravos e o Mercado dos Tropeiros – que, antes, era ponto de comércio de escravos e hoje é utilizado como sede para festividades de Carnaval e feiras de frutas, artesanato e culinária.

Para os mais aventureiros, as imediações das cidades são recheadas de belíssimas cachoeiras, como o Parque Estadual do Biribiri, uma charmosa vila localizada a 3 quilômetros do centro de Diamantina e rodeada por quedas d’água e piscinas naturais.

Congonhas

Localizada no trecho da Estrada Real, a cidade dos profetas é uma das principais atrações de Minas Gerais. Inevitavelmente, quando falamos de Congonhas, a primeira coisa que vem à cabeça são as obras de Aleijadinho – nada mais justo, pois ele é o responsável pelo principal ponto turístico da cidade: o Complexo do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

Situado no topo de uma colina, o complexo abriga as tão conhecidas esculturas dos 12 profetas, em tamanho real, e esculpidas em pedra-sabão. Além do complexo, existem diversas outras igrejas e museus espalhados pela cidade.

Tiradentes

A pequena cidade de Tiradentes aninhou quase todas as suas atrações no seu Centro Histórico. Diversas igrejas, museus e construções históricas compõem o conjunto turístico da cidade.

Todo o Centro pode ser considerado um grande ponto turístico. A cada rua, esculpida de pedra do século XVIII, a cada esquina e a cada largo, você vai encontrar um novo solar, um casarão ou uma igreja charmosa.

Além disso, todo ano a cidade recebe um dos maiores eventos gastronômicos do país: o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes. Outro grande evento anual que acontece na cidade é a Mostra de Cinema de Tiradentes.

Serro

A pouco mais de 200 quilômetros de Belo Horizonte está localizada uma das cidades históricas de Minas Gerais que podem surpreender o visitante. Por ser pequena, Serro pode ser conhecida em uma viagem de apenas um dia. Mas isso não significa que ela não apresenta atrativos incríveis para quem deseja aliar o contato com a natureza e o turismo histórico por mais dias.

Suas ladeiras conferem um ar de encantamento, por onde estão espalhadas igrejas e casarões com arquitetura especial. Entre os destaques estão a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Por que você não deve deixar Serro de fora do seu roteiro? Porque ela foi uma das primeiras comarcas da Capitania das Minas, conservando o clima da época até hoje.

Além do mais, ela é a Terra do Queijo, ou seja, não faltará oportunidade para degustar o melhor dessa iguaria mineira. Por fim, o turismo ecológico é garantido nas visitas às cachoeiras e rios nos morros e serras que circundam a cidade.

Mariana

Se você gosta mesmo de história e deseja entender melhor sobre a arquitetura do século XVIII, não pode deixar de visitar a cidade mais antiga de Minas Gerais.

Em Mariana, você terá a chance de entrar na Capital Basílica da Sé, cuja obra foi concluída em 1760. Nela, você verá lustres de cristal trazidos da Boêmia, além do órgão com mais de mil tubos, que veio da Alemanha.

A maior mina de ouro do mundo aberta a visitas também fica em Mariana. Trata-se da Mina da Passagem, onde você percorrerá 300 metros de trilhos a 120 metros de profundidade.

O interessante é que Mariana fica ao lado de Ouro Preto, a apenas 12 quilômetros da famosa vizinha. É possível, inclusive, aproveitar a ida na maria-fumaça que liga os dois destinos.

O centro histórico conta com igrejas, museus de arte sacra, praças e casarões com arquitetura colonial, além de outros monumentos históricos.

Caeté

Caeté faz parte dos roteiros místicos do Estado e, por isso, é bastante procurada por pessoas em busca de oração e paz. Mas não é só isso: ela é também uma das cidades mineiras mais antigas, o que garante uma boa visita ao seu patrimônio cultural e histórico.

Caeté fica no pé da Serra da Piedade, onde está o santuário da padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade. Aliás, a viagem até o local é uma excelente oportunidade de conhecer o Observatório Astronômico Frei Rosário, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Por fim, não deixe de conferir as curiosidades do Museu da Cachaça, o chafariz da Cadeia Velha, construído por escravos em torno de 1800, e o Pelourinho do Poder, todo em blocos de pedra. Cachoeiras e trilhas completam o rico roteiro em Caeté.

As cidades históricas de Minas Gerais têm atrações para todos os gostos. Cada uma com a sua história e suas particularidades, mas todas muito belas e aconchegantes.

Por serem altamente culturais, durante o ano acontecem diversos eventos especiais, que variam de acordo com a época. Portanto, antes de se programar, confira o calendário da cidade e escolha a melhor data para a sua visita.

Você pode fazer a sua viagem aproveitando as passagens de ônibus da Saritur, que atende os principais destinos turísticos mineiros. Uma alternativa interessante é reunir um grupo com familiares e amigos e organizar uma excursão. Assim, você poderá escolher o roteiro de acordo com os interesses dos viajantes e fretar o transporte.

Gostou do nosso artigo sobre as cidades históricas de Minas Gerais? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e divida as belezas mineiras com outras pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *