A primeira coisa que vem à cabeça de quem pretende visitar Minas Gerais é a comida, não é mesmo? Afinal de contas, a culinária mineira é uma das mais reconhecidas do Brasil. Entretanto, o que muita gente não sabe é que as belezas de Minas vão muito além da cozinha.

Conhecer as cidades históricas de Minas Gerais é como dar um mergulho na história do Brasil para conhecer de perto a arquitetura e o estilo de vida daquela época. Se você está pretendendo viajar rumo a descobertas, continue lendo este artigo e veja algumas características das principais cidades históricas de MG. Confira!

Ouro Preto

Ouro Preto, sem sombra de dúvidas, é a principal referência sobre a história colonial mineira. As ruas de pedra contrastam de forma natural com as imponentes edificações ainda preservadas.

A cidade é repleta de museus e igrejas históricas. Podemos dar como exemplo a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, referência máxima do barroco brasileiro. Ela tem os altares integralmente cobertos por ouro. Estima-se que foi usado mais de 400 quilos do metal somente nessa igreja.

Para entender a história da cidade, uma visita imprescindível a se fazer é a do Museu da Inconfidência. Ele funciona no prédio onde antigamente funcionava a Casa de Câmara e Cadeia, localizado na Praça Tiradentes.

Ao todo, ele conta com 16 salas de exposições temáticas. Podemos destacar o Panteão da Inconfidência, que abriga os restos mortais de 16 inconfidentes mineiros. Além disso, você pode ver de perto relíquias do próprio Tiradentes e a coleção de arte sacra do século XVIII.

Diamantina

Diamantina é uma pequena cidade mineira localizada no norte de Minas, a cerca de 300 quilômetros da capital, Belo Horizonte. A cidade natal de Juscelino Kubitschek, detentora do título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, esbanja charme e um clima tranquilo, permitindo que os turistas caminhem tranquilamente pelas ruas, visitem cachoeiras ou façam trilhas nos arredores da cidade.

Dentre as atrações históricas estão a Casa de Chica da Silva, o Caminho dos Escravos e o Mercado dos Tropeiros, que antigamente era ponto de comércio de escravos e hoje é utilizado como sede para festividades de carnaval e feiras de fruta, artesanato e culinária.

Para os mais aventureiros, as imediações das cidades são recheadas de belíssimas cachoeiras, como o Parque Estadual do Biribiri, uma charmosa vila localizada a 3 quilômetros do centro de Diamantina e rodeada por quedas d’água e piscinas naturais.

Congonhas

Localizada no trecho da Estrada Real, a cidade dos profetas é uma das principais atrações de Minas Gerais.

Inevitavelmente, quando falamos de Congonhas, a primeira coisa que vem à cabeça são as obras de Aleijadinho. Nada mais justo, pois ele é o responsável pelo principal ponto turístico da cidade: o Complexo do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

Situada no topo de uma colina, o Complexo abriga as tão conhecidas esculturas dos 12 profetas em tamanho real e esculpidas em pedra-sabão. Além do complexo, existem diversas outras igrejas e museus espalhados pela cidade.

Tiradentes

A pequena cidade de Tiradentes aninhou quase todas as suas atrações no seu Centro Histórico. Diversas igrejas, museus e construções históricas compõem o conjunto turístico da cidade.

Todo o Centro pode ser considerado um grande ponto turístico. A cada rua, esculpida de pedra do século XVIII, a cada esquina e a cada largo, você vai encontrar um novo solar, um casarão ou uma igreja charmosa.

Além disso, todo ano a cidade recebe um dos maiores eventos gastronômicos do país, o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes. Portanto, se você é um amante da boa comida, agende a sua visita no período do evento e se delicie com as mais variadas receitas.

As cidades históricas de Minas Gerais têm atrações para todos os gostos. Cada uma com a sua história e suas particularidades, mas todas muito belas e aconchegantes. Por serem altamente culturais, durante o ano acontecem eventos especiais de acordo com a época, portanto, antes de se programar, confira o calendário da cidade e programe a melhor data para a sua visita.

Gostou do nosso artigo sobre as cidades históricas de Minas Gerais? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre as belezas mineiras para os seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *