Fazer uma viagem a trabalho requer organização não apenas com as demandas de negócios, mas também em outros âmbitos

Muitas vezes, uma viagem a trabalho significa ter o tempo contado para tarefas e demandas específicas. Assim, esse tipo de viagem requer atenção especial quando o assunto é planejar-se, não apenas em relação ao tempo despendido, mas também à bagagem que será levada e à rota seguida.

Tudo isso deve ser feito tendo em vista otimizar a viagem, tornando-a mais proveitosa e evitando contratempos. Não se deve esquecer também do próprio conforto e segurança. Quer entender melhor como se preparar para uma viagem a trabalho? Continue lendo este post e descubra.

Tenha em mente o propósito da viagem

A primeira dica para uma viagem a trabalho é saber exatamente o seu propósito. Assim, tente responder a algumas perguntas.

  • O motivo é um evento? Se sim, qual vestimenta ele requer? Você será o palestrante? Caso seja, isso significa preparar uma apresentação, certo?
  • Haverá reuniões? Onde elas acontecerão? Qual será o itinerário?
  • Tem possibilidade ou tempo disponível para passeios extras?

Diante das respostas, você poderá se planejar quanto ao deslocamento (ida e volta), local e tipo de hospedagem, vestimenta necessária para levar, horários de compromissos etc.

Faça um checklist

Contratempos se tornam ainda mais preocupantes quando o assunto é uma viagem a negócios. Já pensou, por exemplo, se você se esquece de algum documento importante, como a cédula de identidade?

Para ter a certeza de que não deixará nada para trás, lembre-se de fazer um checklist. Isso pode ser feito até mesmo no bloco de notas do celular. Nesse momento, tente desenhar na sua mente cada momento da viagem e o que pode precisar: aparelho celular, notebook, cabos e carregadores, roupas e sapatos para situações diversas, documentos pessoais, de saúde e de negócios, cartões etc.

Separe também os contatos que pode precisar: anote os números de telefone do hotel, das pessoas envolvidas nas reuniões e compromissos e também de colegas que, eventualmente, também viajarão com você. Ter consigo um mapa da rota e dos deslocamentos é outro ponto muito importante.

Otimize o espaço na mala

Pelo fato de viagens a trabalho comumente requerem muitos deslocamentos em pouco tempo, deve-se evitar levar tantos itens na mala. Cuide para ter consigo apenas o que será estritamente necessário, a fim de não carregar peso à toa.

Escolher peças de roupa de tons neutros, montar “looks” para cada momento, pegar apenas eletrônicos que serão fundamentais e usar kits com recipientes pequenos para produtos de higiene são algumas ideias válidas nesse sentido. Além disso, busque otimizar o espaço na mala.

Busque uma empresa de confiança para o deslocamento

Com o objetivo de evitar atrasos e contratempos, é fundamental contar com uma empresa de ônibus de confiança e com tradição no mercado para que o deslocamento seja feito de maneira segura e adequada.

Assim, não deixe de pesquisar sobre a empresa que será responsável pela locomoção. Confira informações sobre sua história, certificados de qualidade e busque, ainda, a opinião e avaliação de pessoas que já fizeram viagens por meio dessa empresa.

Como você pôde perceber, em comparação com um passeio a turismo, a viagem a trabalho tem suas especificidades e requer atenção extra em sua preparação. Dessa forma, não deixe de seguir as dicas dadas neste conteúdo para que a sua experiência seja bastante proveitosa.

E você, tem alguma ação que sempre toma antes de embarcar em uma viagem a trabalho? Deixe seu comentário e divida com essa ideia com mais pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *