Respirar novos ares e aproveitar momentos únicos com quem se gosta: Minas Gerais pode ser o lugar perfeito para isso!

Fazer uma viagem de casal pode ser ótimo para ficar mais próximo de quem se ama e aproveitar os momentos para descansar, conversar, conhecer novos lugares e culturas diferentes. Então, que tal programar um fim de semana romântico?

Em Minas Gerais, há muitas cidades perfeitas para receber vocês, com excelente gastronomia, clima agradável, muitas belezas naturais e passeios inesquecíveis.

A seguir, apresentaremos 8 destinos mineiros ideais para viagens românticas. Continue a leitura, confira as opções e comece já a planejar o seu roteiro!

1. Araxá

Se o objetivo é relaxar e deixar os problemas cotidianos para trás, Araxá pode ser o destino perfeito para sua viagem. Isso porque suas estâncias hidrominerais oferecem tratamentos e serviços voltados para sua tranquilidade e conforto total.

O município é o representante do Triângulo Mineiro a compor a nossa lista. A cidade tem aquele ar das pequenas vilas históricas e oferece ótimas opções de restaurantes. A região também é conhecida pela produção de doces caseiros irresistíveis.

Para completar seu passeio, não deixe de caminhar pelas ruas históricas, que contam a vida da conhecida Dona Beja (que foi vivida pela atriz Maitê Proença em uma novela), e de subir a escadaria do Cristo.

2. Congonhas

Cada cidade em Minas Gerais tem diversas histórias para serem contadas. Em Congonhas não é diferente: a cidade faz parte do caminho velho da Estrada Real. Seu ponto turístico mais famoso é o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, que abriga as 12 esculturas dos profetas, feitas por Aleijadinho em pedra sabão.

Se vocês gostam de fazer trilhas e aproveitar bons momentos junto à natureza, também vão querer visitar o Parque Ecológico da Cachoeira. Nele, poderão fazer piquenique, passear e aproveitar a cachoeira.

Outras atrações são os artesanatos locais e os doces caseiros, que podem ser encontrados nas lojas do Beco dos Canudos, ao lado do santuário. Os artesãos mineiros são conhecidos pela produção de lindos tapetes, esculturas em pedra sabão, bordados e móveis de madeira, entre outros produtos.

3. Moeda

Pertinho de Belo Horizonte, o município de Moeda é um bom destino para quem gosta de passeios culturais. A cidade fica a pouco mais de 60 quilômetros da capital mineira e impressiona pela arquitetura preservada do século 18. Ao caminhar por suas ruas, vocês sentirão como se estivessem em um museu a céu aberto.

A primeira impressão dessa preciosidade histórica já pode ser sentida ao passar pelo calçadão de pedra com mais de 300 anos, ligando Moeda a Ouro Preto ou à Fazenda Martins. Vocês também vão se impressionar com a paisagem da Serra da Moeda, que cerca o município. O destino conta, ainda, com trilhas e opções de esportes de aventura.

4. Ouro Preto

Nossa lista não poderia deixar de sugerir uma das mais famosas cidades históricas de Minas Gerais. A cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, distância que possibilita uma viagem curta, Ouro Preto é uma boa escolha para quem tem apenas um fim de semana. O município oferece diversas atrações culturais em suas ruas, belas paisagens, além de excelentes restaurantes e uma infraestrutura completa para receber os turistas.

5. Brumadinho

Brumadinho está a 60 km de Belo Horizonte e é uma ótima opção para um fim de semana romântico. A cidade conta com pousadas e chalés para quem busca um destino tranquilo e próximo da natureza, além de ser um polo de artesanato, oferecendo aos turistas diversos produtos originais.

Vocês podem conhecer o Instituto Inhotim, considerado o maior museu a céu aberto da América Latina, que conta com um importante acervo de arte contemporânea, com destaque mundial. No local, os visitantes podem conhecer também uma coleção botânica com espécies raras e originárias de todos os continentes.

6. Monte Verde

Monte Verde é um distrito de Camanducaia e está a 1.600 metros acima do nível do mar, o que garante temperaturas baixas durante o ano todo.

Localizado na Serra da Mantiqueira, no sudoeste de Minas Gerais, é um destino charmoso e ideal para quem quer relaxar em uma viagem a dois, oferecendo atrações para todos os gostos: desde turistas que gostam de aventura até quem só busca um local aconchegante com boa gastronomia.

O período de maior temporada é no inverno, mas é possível curtir Monte Verde em qualquer época, aproveitando o clima serrano e as boas opções de hospedagem. Para quem gosta de contato com a natureza, a dica é visitar o Parque Ecológico Verner Grinberg.

7. Diamantina

Diamantina, que está a 300 km da capital Belo Horizonte, é Patrimônio Cultural da Humanidade. O título — concedido pela Unesco em 1999 — se deve às igrejas barrocas, casario colonial e suas calçadas em pedra do século XVIII.

É um cenário perfeito para quem quer um fim de semana romântico. Os casais, além de apreciarem as atrações históricas, podem vivenciar um pouquinho das tradições locais, como as serestas, concertos e os quitutes mineiros da região.

Além de suas riquezas culturais, a cidade mineira também é um destino para os amantes da natureza. A Serra do Espinhaço, por exemplo, tem várias grutas e cachoeiras.

O charme da cidade se espalha pelos arredores: por meio de estradas de terra, os turistas podem conhecer vilas charmosas, como a de São Gonçalo do Rio das Pedras.

8. Poços de Caldas

Quem busca um cartão-postal perfeito para uma viagem romântica não pode deixar de conhecer Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais. A cidade é cheia de atrações para quem quer relaxar e curtir um clima agradável e belas paisagens.

Além das praças e feiras com artesanato e quitutes locais, os turistas podem aproveitar as águas termais e outras atrações da natureza, como a Fonte dos Amores, o Recanto Japonês, a Cachoeira Véu das Noivas e Zoo das Aves, entre outros passeios. Andar de teleférico também não pode faltar para completar o roteiro a dois.

Viu só como Minas Gerais pode ser o lugar perfeito para a escolha do passeio de vocês? Para aproveitar melhor o fim de semana romântico, não deixe de pesquisar com antecedência a hospedagem e as passagens. Faça as suas malas e tenha bons momentos de lazer e descanso com seu amor!

Gostou das sugestões de cidades que apresentamos e já quer programar sua viagem? Precisa de mais dicas de destinos turísticos? Então não perca a nossa newsletter e confira outros posts como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *