Quando falamos em viajar, logo pensamos nas malas. E, para curtir a viagem com tranquilidade, é importante ter uma boa organização em relação ao que levar. Afinal, ninguém quer carregar excesso de peso ou sentir falta daquele item indispensável.

As viagens de fim de semana são excelentes opções para descansar da rotina, reencontrar familiares e até mesmo conhecer novos destinos. Essas viagens, por serem mais curtas, pedem uma bagagem mais econômica. Mas o que levar na mala de viagem?

Se você quer saber como se preparar, continue a leitura! Preparamos dicas imperdíveis para você não ter mais dúvidas. Confira!

Defina o destino da sua viagem de fim de semana

O primeiro passo para saber como preparar a sua mala é escolher o destino. Afinal, você levaria itens específicos para uma viagem à praia, por exemplo, não é mesmo?

É importante, após escolher o destino, pesquisar sobre as condições climáticas e a previsão do tempo para o período da sua viagem. Pode ser uma época de bastante chuva e temperaturas mais baixas ou dias ensolarados e bastante quentes.

Entretanto, não é porque a região é tipicamente ensolarada e quente que mudanças não podem acontecer. Então, se programe e esteja preparado para as adversidades.

Faça uma lista do que levar na sua mala de viagem

Ter uma lista com os itens que você não quer esquecer é muito importante. Isso ajuda, também, a ter uma visualização melhor do que você vai precisar acomodar na sua mala, saber se esses itens estão fazendo sentido, se as roupas estão combinando e garantir que nada está ficando para trás.

A sua lista deve ser curta, condizente com uma viagem de fim de semana e, ao mesmo tempo, contar com todos os itens necessários para garantir o seu conforto e a melhor experiência possível. Veja algumas dicas a seguir.

Tenha cuidado com a sua bagagem

De nada adianta preparar uma mala perfeita se ela não chegar ao destino junto com você. Fazer uma viagem de ônibus é uma excelente opção, seja pela segurança, conforto ou preços. Ainda assim, sempre estamos sujeitos a imprevistos. Se essa for a sua forma de locomoção, tenha atenção aos direitos e garantias para a sua mala.

Para todos os efeitos, os principais cuidados são:

  • mantenha a bagagem por perto;
  • diferencie a sua bagagem com alguma etiqueta ou lacre;
  • guarde os itens mais valiosos com você;
  • evite materiais frágeis ou cortantes na bagagem;
  • tenha uma lista com os itens da mala, caso precise comprovar que é o proprietário.

Peças básicas combinam com tudo

As roupas básicas são boas para fazer diversas combinações. Afinal, não é possível levar todos os looks preferidos dentro da mala, especialmente em uma viagem curta. Algumas peças básicas já possibilitam diversas combinações.

Não subestime os acessórios

Os acessórios são itens básicos e fáceis de acomodar na mala, pois é possível colocá-los entre as peças de roupas ou em pequenos bolsos da sua mala. Itens como lenços, óculos e cintos podem fazer toda a diferença em eventualidades que surgirem durante uma viagem.

Calçados não podem ficar para trás

Para destinos mais aventureiros, onde a intenção é se conectar com a natureza e fazer trilhas e caminhadas, um tênis esportivo é fundamental. Ainda assim, esses destinos reservam momentos de descanso e passeios mais descontraídos, por isso, leve um par de sandálias ou chinelos.

Para um passeio mais urbano, reserve um espaço para um sapato mais formal e um calçado mais confortável. A ideia é levar, no máximo, dois pares de calçados, de acordo com o seu destino.

Esteja preparado para as variações de temperatura

Um casaco ou blusa comprida devem estar sempre na mala. Afinal, algumas mudanças climáticas são imprevisíveis e o tempo pode fechar mesmo em destinos mais ensolarados. E, mesmo para as regiões com temperaturas mais baixas, um único e bom casaco é suficiente. Lembre-se de que roupas de frio costumam ocupar bastante espaço.

Separe roupas de banho e roupas íntimas

Essa recomendação pode parecer meio óbvia, mas, acredite, é comum esquecer esses itens. Por isso, separe duas trocas de roupas íntimas por dia e garanta ao menos uma roupa de banho.

Biquínis e sungas também devem estar na sua mala de viagem, mesmo que o destino não seja de ecoturismo ou de praia e sol. Deixar de desfrutar de uma piscina ou ir a um clube por falta de traje de banho é bem frustrante e em muitos lugares os preços para comprar essas peças são altos.

Garanta boas noites de sono

Muitas pessoas estão habituadas a dormir com o mesmo pijama de todos os dias, não é mesmo? Mesmo que esse não seja o seu caso, descansar bem é o que garante a disposição para fazer bons passeios. Por isso, separe um pijama ou roupa confortável, aconchegante e que combine com o clima do seu destino.

Não se esqueça dos eletrônicos

É quase impossível viajar sem levar, ao menos, o celular. Seja para a comunicação básica, para se orientar ou garantir as fotos incríveis, você não vai querer esquecer o seu smartphone. Para os viajantes que não gostam de perder nem um registro da viagem, carregadores móveis podem ser muito úteis. Além disso, os formatos de tomadas podem variar em cada região, então confira se você tem o adaptador de tomada correto.

Prepare a sua necessaire

Algumas formas de hospedagem oferecem itens de higiene pessoal, outras não. Em todo caso, separe todos os itens que você vai precisar para a sua higiene pessoal. Seja prático e leve somente o essencial:

  • escova de dentes;
  • creme dental;
  • shampoo e condicionador;
  • filtro solar;
  • creme hidratante;
  • sabonete.

Esteja preparado para imprevistos de saúde

Mesmo em viagens curtas de fim de semana, imprevistos podem acontecer. Existem pessoas que não podem ficar sem alguns medicamentos, outras têm maior propensão a doenças comuns, como alergias e ataques de rinite. Dependendo do seu destino, pode ser complicado encontrar alguns medicamentos. Por isso, é importante garantir alguns remédios, como os antigripais, antialérgicos, remédios para enjoos e dores musculares.

Leve sua documentação com você

A carteira de identidade ou de habilitação é necessária para qualquer viagem. Em muitos casos, é recomendado ter uma cópia, caso você perca o original. Se estiver viajando com crianças, existem legislações específicas e elas variam para os diferentes casos. Por isso, se mantenha informado.

Essas são algumas dicas que vão garantir mais segurança ao preparar a sua mala e proporcionar mais conforto para a sua viagem. Lembre-se de que sua bagagem deve ser condizente com o seu destino e as suas necessidades.

Esquecer algum item pode gerar alguns transtornos, mas carregar peso em excesso também não é bom. Então, foque na praticidade e leve somente o necessário. Dessa maneira, você vai aproveitar muito mais o seu passeio.

Quer ficar por dentro de mais dicas de viagens? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *